quinta-feira, 10 de março de 2011

Regras da casa.

Todos os mestres ou grupos de rpg tem algo em comum, ou pelo menos a maioria tem... regras caseiras... são aquelas regras que o grupo cria para deixar o jogo mais ao estilo que buscam, ou até mesmo regras que ignoram.
Mas pq raios polares maximizados isso acontece? Bem, acho que quando começamos a jogar um sistema (novo ou até ja jogado) começamos a nos familiarizar com suas regras, salve os trolloides que nunca conseguem fazer suas fichas sem a ajuda dos demais e tem dificuldade até para calcular seus ataques (longa hístória). Quando nos familiarizamos com algo, temos a tendência de modificar a nosso proprio gosto, para que possamos nos sentir mais confortáveis, o mesmo acontece com os sistemas de rpg, já joguei em inumeras mesas, em que o grupo criava regras novas, habilidades especificas para o personagem de algum jogador com base na sua história ou o que estava acontecendo, eu mesmo faço isso o tempo todo. Isso é ruim? bem, vai de cada um, algumas pessoas não gostam de fugir das regras tradicionais, ou só não se sentem a vontade para isso, talvez com o tempo isso venha a acontecer, pois é necessário um pouco de bom senso para não desequilibrar o jogo. outras pessoas (eu) saem criando regras já na quarta aventura da mesa nova do sistema novo, bem... acontece, e quando isso acontecer, não se esqueça de perguntar a seus jogadores se eles se sentem bem e a vontade com essas mudanças todas, pois as vezes se a mesa possui um jogador novo, ele pode achar aquilo muito estranho ou pensar que a mesa não sabe as regras :P
bem.. algumas das regras caseiras q eu e meu grupo de rpg adotamos conforme o tempo:

quando o atacante falha em seu ataque ( 1 na rolagem) o adversário tem direito a um ataque de oportunidade, porem o atacante deve rolar novamente um ataque. o resultado será a dificuldade para o adversário ultrapassar.

poderes unicos conforme os niveis. Os personagens sempre ganham poderes especiais que os tornam unicos, isso equilibra a falta de itens mágicos presente na campanha (meus jogadores odeiam o efeito arvore de natal)

regra de esquiva ou bloqueio. regra hoje já não válida, usamos por muitos anos, sempre que o jogador sofria um ataque, tinha direito a um teste de esquiva com 1d10, ele precisava tirar um valor igual a sua destreza para esquivar, porem possui penalidades no teste.

Bem.. essas são as regras resumidamente que marcam nossas mesas. Caso queiram comentar a suas. sejam bem vindos =)

vida longa e próspera a todos.

Um comentário:

  1. oi amor, que bom que voltou a escrever. Espero voltar aqui e encontrar muitos comentários. [sinalzinho do Spok]

    ResponderExcluir